Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Atividade industrial na zona euro acelera ligeiramente em outubro

  • 333

A Holanda, a Itália e a Áustria lideraram o crescimento em outubro e foram os únicos países que registaram ritmos mais rápidos de expansão do que no mês anterior

O crescimento da atividade industrial na zona euro acelerou ligeiramente em outubro, com a maioria dos países a crescer e a recessão na Grécia a atenuar-se fortemente, anunciou hoje a Markit.

Segundo a empresa de serviços de informação financeira Markit, o PMI (Purchasing Managers Index) da atividade industrial da zona euro atingiu 52,3 pontos em outubro, contra 52 pontos em setembro.

Um índice PMI inferior a 50 pontos significa contração, enquanto um superior indica expansão da atividade.

A Holanda, a Itália e a Áustria lideraram a tabela do crescimento do PMI industrial em outubro e foram os únicos países que registaram ritmos mais rápidos de expansão do que no mês anterior.

Em relação à Grécia, a Markit afirma que apesar de continuar numa grave recessão, os ritmos de contração da atividade industrial diminuíram substancialmente desde os máximos de julho último.

"O leve crescimento da Alemanha e o contínuo nível de quase estagnação em França deixaram a Itália como o país que, um pouco surpreendentemente, registou o melhor resultado", sublinhou o economista chefe da Markit, Chris Williamson.