Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Lucro do Santander em Portugal dispara 61%

  • 333

Banco espanhol reportou ganhos de 181 milhões de euros na sua operação em Portugal nos primeiros nove meses do ano, um período em que o lucro global do Santander superou os 5 mil milhões de euros

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

O lucro do Santander em Portugal subiu 61% nos primeiros nove meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2014, alcançando os 181 milhões de euros, revelam as contas do banco espanhol, apresentadas ao mercado esta quinta-feira.

Considerando apenas o terceiro trimestre do ano, o lucro do Santander em Portugal ascendeu a 77 milhões de euros, num crescimento de 55% em termos homólogos.

Portugal foi uma das operações do Santander que mais cresceram em termos relativos, juntamente com Espanha, onde o lucro do grupo subiu 64%, para 883 milhões de euros. O Reino Unido, onde o Santander ganhou quase 1,5 mil milhões de euros até setembro, continua a ser o mercado mais lucrativo do banco presidido por Ana Botín.

Globalmente, o Santander lucrou 5106 milhões de euros de janeiro a setembro, crescendo 17% face ao ano passado. A instituição refere que “os primeiros nove meses de 2015 apresentam um destacado crescimento da atividade e das receitas, que são apoiados por um impacto favorável das taxas de câmbio, já que a valorização da libra e do dólar supera o impacto da depreciação do real brasileiro”.

Em Portugal a carteira de crédito do Santander permaneceu praticamente inalterada no terceiro trimestre, na casa dos 24,3 mil milhões de euros, enquanto os depósitos e outros recursos de clientes tiveram um crescimento marginal, de 0,9%, para 25,6 mil milhões de euros.