Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Desemprego desce para 12,2% de agosto para setembro

  • 333

Os números ainda são provisórios, mas o INE admite que a taxa de desemprego, em setembro de 2015, se possa situar em 12,2%, valor inferior em 0,1 pontos percentuais ao resgistado em agosto

A taxa de desemprego terá descido 0,1 pontos percentuais em setembro face a agosto, para 12,2%, segundo a estimativa provisória divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“A estimativa provisória da taxa de desemprego para setembro de 2015 situa-se em 12,2%, valor inferior em 0,1 pontos percentuais [p.p.] à estimativa definitiva obtida para agosto de 2015”, refere o gabinete de estatísticas.

A taxa provisória estimada para agosto era de 12,4%, mas a taxa definitiva diminuiu para os 12,3%, o que representa um aumento de 0,1 p.p. face ao mês anterior. Este comportamento ocorre após decréscimos consecutivos observados desde fevereiro de 2015.

Os valores referentes a setembro são provisórios, uma vez que se trata de um trimestre móvel em que para os dois primeiros meses [agosto e setembro] a recolha da informação do inquérito ao emprego já foi concluída e para o terceiro mês [outubro] foi realizada uma projeção com base em modelos de séries temporais.