Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

O que é um swap? Supervisores vão dar formação financeira a empresários

  • 333

Os supervisores do sector financeiro anunciam esta semana o lançamento de novos projetos na área de edução financeira. Formação de gestores e empreendores, um portal de e-learning e um manual escolar para o primeiro ciclo estão entre as novidades

Os supervisores vão lançar novos projetos de educação financeira esta sexta-feira, incluindo um portal e de formação à distância (e-learning) e um de formação de empresários e empreendedores em conjunto com o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação.

Vão ainda apresentar um manual para os alunos do primeiro ciclo, o Caderno de Educação Financeira, "um projeto único e inovador a nível mundial", segundo Lúcia Leitão, diretora do departamento de supervisão comportamental do Banco de Portugal. O projeto, apoiado por associações do sector financeiro, vem complementar a formação que os supervisores já têm vindo a dar a professores.

"Pretendemos mudar atitudes e comportamentos", disse Lúcia Leitão numa sessão sobre o Dia de Formação Financeira.

Os novos projetos são uma iniciativa do Plano Nacional de Formação Financeira, do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) e vão ser anunciados no âmbito do Dia da Formação Financeira (Dia Mundial da Poupança), na próxima sexta-feira, em Faro.

O CNSF integra o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e a Autoridade de Supervisão de Seguros e de Fundos de Pensões e, desde 2011, tem em curso um plano de educação financeira para dar a volta aos fracos dados de literacia financeira em Portugal.

"As reclamações que os supervisores recebem demonstram um grande desconhecimento em relação a temas financeiros", afirmou São Igreja, porta-voz da CMVM.