Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Juros da dívida portuguesa em queda

  • 333

Os juros das Obrigações do Tesouro português a 10 anos estão em queda no mercado secundário da dívida, liderando as descidas que se registam em três periféricos da zona euro (Portugal. Espanha e Itália). Alemanha coloca dívida a 10 anos pagando menos

Jorge Nascimento Rodrigues

A três horas de serem conhecidos os resultados da reunião de outubro da Reserva Federal norte-americana, as yields da dívida obrigacionista a 10 anos de três periféricos da zona euro - Portugal, Espanha e Itália - estavam em queda, com destaque para as Obrigações do Tesouro português (OT).

Pelas 15h (hora de Portugal), as yields das OT no prazo de referência desciam oito pontos base em relação ao fecho de terça-feira, registando 2,39%. No caso das obrigações espanholas e italianas, no mesmo prazo, a descida era de três pontos base. As yields das obrigações irlandesas não registavam alteração em relação ao fecho do dia anterior. No caso das obrigações gregas, as yields registavam uma subida de 23 pontos base.

Em virtude da descida do custo de financiamento da dívida portuguesa e da não alteração das yields relativas às obrigações alemãs no prazo de referência, o prémio de risco da dívida portuguesa desceu 10 pontos base, de 203 pontos no fecho de terça-feira para 193 agora.

A Alemanha foi esta quarta-feira ao mercado obrigacionista e colocou dívida a 10 anos pagando 0,44%, menos do que em emissão anterior similar em que pagara 0,62%.

  • Os juros da dívida portuguesa a 10 anos continuaram em trajetória de subida esta terça-feira, ainda que ligeira. Ao contrário da descida dos juros para a maioria dos membros do euro, com exceção da Grécia. Prémio de risco da dívida portuguesa regressa a níveis de há mais de um mês