Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Fernando Ulrich sobre a incerteza política: "encaro com tranquilidade e normalidade. Vivemos em democracia"

  • 333

O atual contexto político em Portugal não preocupa para já o presidente do BPI que diz observar a situação com "tranquilidade e normalidade", referindo-se à eventualidade de o governo que está empossado ter uma vida curta

Na conferência de impresa onde o BPI apresentou um lucro de €151 milhões nos primeiros nove meses do ano, o presidente do BPI recusou fazer comentários sobre a tomada de posse do governo de Pedro Passos Coelho que pode cair na Assembleia da República.

"Encaro o que se está a passar com tranquilidade e normalidade", disse referindo-se ao facto de o governo da Coligação Portugal à Frente estar a dias de iniciar funções mas poder ser substituído por um governo liderado pelo PS com o apoio do Bloco de Esquerda, do PCP e dos Verdes.

Ulrich sublinhou o facto de Portugal estar em democracia há 40 anos e ser tempo de "nos consciencializarmos disso. É bom numa democracia madura que se sinta representada uma parte da população que não está habituada a isso". Estava a referir-se à hipótese de poder haver um governo liderado pelo PS com o apoio da esquerda. "Isso ajuda a construir uma sociedade mais equilibrada", rematou.

Disse ainda que "tem confiança em Portugal e nos portugueses. Temos dado grandes provas de capacidade de ultrapassar obstáculos e desafios díficeis como mostraram os últimos anos. O país está melhor nas contas públicas e no desemprego (que baixou)".