Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Galp com lucros de €490 milhões

  • 333

Galp chegou a cair esta terça-feira mais de 7% em bolsa.

Tiago Miranda

A petrolífera duplicou os resultados líquidos face aos 236 milhões de euros de lucros que registou entre janeiro e setembro de 2014.

A Galp Energia alcançou um resultado líquido ajustado de 490 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, aumentando no mesmo período a produção de petróleo e gás natural em 53%.

Num comunicado feito na manhã desta segunda-feira à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp Energia declara que o seu resultado ‘replacement cost’ ajustado, que avalia o custo das mercadorias de acordo com o valor médio das matérias-primas no mês das vendas e exclui eventos não recorrentes, aumentou para 490 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2015.

A petrolífera portuguesa justifica o resultado alcançado com a “melhoria dos resultados no negócio de Refinação & Distribuição” e com o “aumento da produção de petróleo”.

A produção total (‘working interest’) de petróleo e gás natural aumentou 53%, para 43,7 mil barris de óleo equivalente por dia (mboepd), e produção ‘net entitlement’ para 41,2 mboepd, refere a empresa.

Na comunicação relativa aos três primeiros trimestres de 2015, a Galp Energia revela que o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou 1.255 milhões de euros, “mais 340 milhões do que no período homólogo de 2014”.

As vendas de gás natural atingiram 5.973 milhões de metros cúbicos (Mm3), refletindo “o aumento das vendas nos segmentos ‘trading’ e elétrico”, acrescenta.

A petrolífera portuguesa destaca ainda “o investimento de 852 milhões euros, 92% do qual destinado a atividades de exploração e produção, nomeadamente para as atividades de desenvolvimento no campo Lula/Iracema, no bloco BM-S11, no Brasil, e bloco 32, em Angola”.