Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Lucro da Media Capital sobe para €8,2 milhões até setembro

  • 333

Redução de taxas de juro beneficia resultados da dona da TVI. Receitas caíram 6%, penalizadas pela redução de proveitos com chamadas para concursos televisivos

O grupo Media Capital, proprietário da TVI, fechou os primeiros nove meses do ano com um lucro de €8,2 milhões, um valor que representa um ganho de 12% face ao período homólogo de 2014.

Segundo os dados divulgados esta segunda-feira pela empresa, o resultado obtido beneficiou da melhoria dos resultados financeiros do grupo no período, "devido essencialmente à melhoria das condições de financiamento, que permitiram reduzir as taxas de juro".

No plano operacional, as receitas do grupo caíram 6%, para os 121 milhões de euros, fortemente penalizadas pela quebra de 17% nos "outros rendimentos operacionais", onde o grupo contabiliza os serviços multimédia associados aos concursos televisivos com chamadas de valor acrescentado. Nesse item, as receitas recuaram dos 46,9 milhões para os 28,9 milhões de euros.

Em sentido contrário, entre janeiro e setembro deste ano as receitas de publicidade subiram 1%, para os 82 milhões de euros.

Na análise às receitas por áreas de negócio, o universo da Media Capital Rádio foi o único que se apresentou em alta, com uma subida de 6%, para os 12 milhões de euros. Nas áreas de televisão e produção audiovisual, as receitas geradas caíram 4%, para proveitos de 100,5 milhões e 28,1 milhões de euros, respetivamente.

Os gastos operacionais da dona da TVI nos primeiros nove meses do ano caíram 5%, para 99,1 milhões de euros.

O resultado operacional do grupo caiu 7% para 16 milhões de euros.