Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Dívida dos hospitais públicos cai para mínimo histórico

  • 333

Dívida vencida a mais de 90 dias no Serviço Nacional de Saúde somava 446 milhões de euros em setembro, sendo que no final de 2011 chegou a ultrapassar 1,8 milhões de euros

Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) contabilizavam em setembro 446 milhões de euros de dívida vencida, o valor mais baixo da série estatística publicada pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) desde dezembro de 2011.

Os pagamentos em atraso do SNS (ou seja, dívida que devia ter sido paga há mais de 90 dias) baixaram de 484 milhões de euros em agosto para 446 milhões de euros em setembro, informou a ACSS em comunicado.

Na mesma nota, a ACSS refere que “o esforço das entidades do SNS em atingir o objetivo de redução da dívida a fornecedores externos tem sido uma evidência ao longo da atual legislatura, com resultados positivos”.

A dívida total do SNS também recuou, situando-se agora em 1.456 milhões de euros, de acordo com a ACSS.

No final de 2011, recorde-se, a dívida total dos hospitais públicos chegou a ultrapassar os 3,2 mil milhões de euros, dos quais 1,8 mil milhões de euros eram pagamentos com mais de 90 dias de atraso.