Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

BCE não mexeu nas taxas de juro

  • 333

Como era esperado, o Banco Central Europeu decidiu manter o quadro de política monetária com taxas de juro em mínimos. A atenção vira-se, agora, para a conferência de imprensa que o seu presidente, Mario Draghi, dará em Malta

Jorge Nascimento Rodrigues

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter o quadro de política monetária sem alterações. A reunião do seu conselho, realizada desde ontem, em Malta, não mexeu nem na taxa de juros para as principais operações de refinanciamento dos bancos da zona euro, que se mantém num mínimo histórico de 0,05%, nem na taxa de remuneração dos depósitos dos bancos da zona euro nos cofres do BCE que está em terreno negativo, em -0,2%.

A atenção vira-se, agora, para a conferência de imprensa que o seu presidente Mario Draghi dará pelas 13h30 (hora de Portugal). Os analistas procurarão "sinais" do presidente do BCE em relação a uma eventual decisão futura de ampliação do atual programa de compras de dívida pública e privada. Mais de 50% dos economistas ouvidos pela Bloomberg, entre 9 e 15 de outubro, alvitram que esse anúncio será feito na próxima reunião a 3 de dezembro. A análise do BCE sobre o andamento da inflação anual na zona euro será, também, importante, depois de esta ter entrado, em setembro, em terreno negativo (a variação de preços foi de -0,1%) e face à previsão do Fundo Monetário Internacional de uma inflação anual de 0,2% em 2015. As novas previsões do BCE só serão publicadas em dezembro.