Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Baixo custo, clima e mar atraem estreias mundiais de marcas automóveis

  • 333

O lançamento do novo Porsche 911 vai custar 7 milhões de euros

Dezenas de apresentações mundiais de novos carros, milhares de jornalistas estrangeiros e milhões para a hotelaria

Sexy e trendy são as expressões mais utilizadas pelas principais marcas automóveis para caracterizar Portugal. Esta imagem foi criada ao longo dos últimos quatro anos, nos quais o país entrou verdadeiramente na agenda mediática das apresentações mundiais de novos carros. Isto significa que Lisboa, Cascais, Estoril, a região do Douro, o Porto ou o Algarve passaram a ser locais utilizados pelo sector, fazendo disparar as receitas locais da hotelaria, da restauração e de inúmeros serviços associados a estas apresentações internacionais. Menos contabilizado será o efeito indireto da promoção de Portugal no mundo, feita pelos jornais, revistas e televisões estrangeiras que vêm cobrir estes eventos.

Um bom exemplo desta realidade é o lançamento do Infiniti Q30 — a marca de luxo do Grupo Nissan — que vai inaugurar o Hotel Palácio do Governador, em Belém, de 20 de outubro a 16 de novembro. Esta marca japonesa não tem presença direta no mercado português e o lançamento é exclusivamente dirigido ao mercado internacional.

Leia mais na edição deste fim de semana