Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Crédito ao consumo cresce 27% em agosto

  • 333

Financiamento para comprar automóvel sustenta aumento do valor dos empréstimos

As instituições financeiras concederam em Agosto 389,4 milhões de euros de novo crédito ao consumo, um aumento de 27,3% em relação a igual mês de 2014, segundo dados atualizados pelo Banco de Portugal (BdP). Trata-se do segundo maior crescimento homólogo deste ano e este foi o melhor mês de agosto, desde, pelo menos 2013, ano em que o BdP começou a publicar estes indicadores.

Porém, no que se refere aos valores mensais, há uma trajetória oposta pois, entre julho e agosto, registou-se uma redução de 10,6%.

Mais de dois terços deste valor concedido foram crédito automóvel, num total de 147,9 milhões de euros, mais 46,3% homólogos, mas em queda de 17,9% face ao mês anterior.

Os empréstimos para a compra de veículo novo, com reserva de propriedade, ascenderam a 32,6 milhões de euros, um crescimento homólogo de 49,8%. No caso dos usados, o valor foi de 86,5 milhões, uma subida de 55% face a Agosto do ano passado, mas uma queda de 5,4% em relação a Julho. Já os créditos de locação financeira ou de aluguer de longa duração tiveram um aumento homólogo de 23,2% (23,9 milhões de euros) no segmento dos carros novos. O crescimento foi superior ao dos usados, onde a subida foi de 18,8% (4,8 milhões).

Já nos cartões e linhas de crédito, contas-correntes bancárias e contratos de crédito sob a forma de facilidade de descoberto (com prazo de reembolso superior a um mês), o valor concedido foi de 77,7 milhões, mais 8,4%.

Houve ainda 161,1 milhões de euros de outros créditos pessoais, alguns dos quais sem finalidade específica.

No acumulado dos primeiros oito meses de 2015, as novas operações de crédito ascenderam a 3,17 mil milhões de euros, mais 22% do que no período homólogo, com o financiamento automóvel como o segmento que mais tem contribuído para esta evolução.