Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Moody's prevê que a banca portuguesa vai voltar aos lucros em 2016

  • 333

A agência de notação de risco Moody's melhorou a perspetiva sobre a banca portuguesa e diz que a recuperação da atividade económica do país fará com que os bancos voltem a apresentar lucros no próximo ano

A agência de notação de risco Moody’s melhorou a perspetiva sobre a banca portuguesa, passando-a de "negativa" para "estável". A agência considera que a ligeira recuperação económica do país produzirá melhores resultados nos bancos nacionais. A Moody's admite mesmo que o sector regressará aos lucros em 2016.

No último relatório do "outlook" que a Moody's faz regularmente sobre a banca, a analista responsável pelo sector da banca, Maria Vinuela, refere que "a recuperação modesta da economia portuguesa deve contribuir para estabilizar os indicadores fundamentais dos bancos portugueses, devendo melhorar as respetivas condições operacionais, o que se traduzirá na desaceleração gradual da deterioração dos activos da banca".

A mesma analista considera que os bancos portugueses estão "em melhor posição para absorver potenciais perdas, depois de terem sido recapitalizados, reestruturados e reforçadas as provisões para fazer frente ao crédito mal parado".

Comparativamente com outros bancos europeus, a agência Moody's reconhece que "a capacidade de absorção de perdas dos bancos portugueses continua a ser inferior".

Maria Vinuela prevê que em 2016 o sector da banca vai regressar aos lucros. "Ao longo dos próximos 18 meses o sistema bancário voltará a ser rentável, devido à redução do risco", refere a analista, considerando que " a liquidez do sistema português tem melhorado devido à desalavancagem dos bancos".