Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Portugal regressa hoje ao mercado da dívida

  • 333

Emissão de dívida, discussão do estado das finanças públicas e estatísticas sobre emprego e indústria vão marcar o dia económico

Portugal volta hoje ao mercado da dívida para um leilão de duas linhas de Obrigações do Tesouro (OT) pela primeira vez desde as eleições legislativas de 4 de outubro.

Trata-se de duas linhas de OT com maturidade em outubro de 2025 e em abril de 2037, com um montante indicativo global entre 1000 milhões e 1250 milhões de euros.

O último leilão de OT aconteceu a 22 de junho deste ano.

O estado das finanças públicas

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) apresenta o relatório “Finanças Públicas: Situação e Condicionantes 2015-2019”. No evento participa Teodora Cardoso, presidente do conselho superior do CFP.

Neste documento são atualizadas as projeções macroeconómicas e macro-orçamentais para o período de 2015-2019 publicadas pelo CFP em março de 2015. Esta revisão tem em conta os desenvolvimentos entretanto ocorridos a nível interno e internacional e procura explicitar os riscos existentes.

Católica analisa a economia

O Núcleo de Estudos sobre a Conjuntura da Economia Portuguesa divulga a Folha Trimestral de Conjuntura, relativa ao 3.º trimestre de 2015. A apresentação do documento está a cargo de João Borges de Assunção, Coordenador do Católica Lisbon Forecasting Lab – NECEP.

Como vai o emprego e a indústria

No domínio da estatística, a OCDE apresenta as últimas sobre o emprego, enquanto o Eurostat nos vai por ao corrente da a evolução da produção industrial na União Europeia.

O stresse do gás russo

Na área da energia, em Madrid realiza-se a 20.ª Reunião do Fórum Europeu de Regulação de Gàs. Entre os vários temas em debate o destaque vai para a segurança de abastecimento à Europa, especialmente tendo em conta o stresse dos últimos invernos com o gasoduto que atravessa a Ucrânia. Será feito um ponto de situação sobre as negociações trilaterais entre a Rússia, a Ucrânia e a União Europeia.

PME e competitividade

Em Genebra, na Suíça será apresentado o relatório “SME Competitiveness Outlook: Connect, Compete, Change for Inclusive Growth" (Perspetiva sobre a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas (SME): Ligar, competir, mudar para o crescimento inclusivo).

Participam Arancha González, diretora executiva do ITC - Centro Internacional de Comércio, Marion Jansen, economista chefe do ITC, e autora do relatório e Axel M. Addy, ministro do Comércio e da Indústria da Libéria.