Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

BCP sobe 9% em Bolsa

  • 333

As ações do banco voltam a disparar em Bolsa esta sexta-feira, um dia depois do BCP ter anunciado a decisão de fundir-se em Angola com o angolano Banco Privado do Atlântico. Em duas semanas, o BCP soma ganhos de 52%

O Millennium bcp disparou esta sexta-feira 9% em Bolsa após ter anunciado na véspera a decisão de fundir o seu banco em Angola com o angolano Banco Privado do Atlântico (BPA).

A operação deverá contribuir para reforçar o rácio de capital 'common equity Tier 1' do BCP em 37 pontos base, segundo o banco.

A nova entidade terá como principal acionista o grupo Global Pactum, será a segunda maior instituição privada em crédito à economia, com uma quota de mercado aproximada de 10% em volume de negócios.

"Não obstante as melhorias descritas, acreditamos que os termos do negócio foram moderadamente desfavoráveis para o BCP, na medida em que os indicadores de rentabilidade do Banco Millennium Angola (ROE-Return On Equity de 2013 situou-se em 14,5%) apresentam-se marginalmente superiores aos observados no Atlântico (ROE de 2013 fixou-se em 13,3%)", refere uma análise da equipa de 'research' de BiG.

Apesar de tudo, o BiG considera que o impacto desta operação mostra-se residual, ainda para mais face à dimensão globalmente diminuta da atividade angolana no balanço do BCP (2,5% dos activos).

Na quinta-feira, as ações do banco fecharam em queda, a perder 1,8%, depois de sessões consecutivas de ganhos.

O BCP segue a subir 5,33% para 6,32 cêntimos (às 9H28) e o índice PSI-20 avança 1,64% para 5.585,57 pontos.