Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Os 6,5 mil milhões de euros da Volksvagen para reparar danos podem não chegar

Aquele montante será para cobrir as irregularidades assumidas pela marca alemã em 11 milhões de veículos, mas o valor pode ser revisto em alta

Depois de assumidas as irregularidades em 11 milhões de veículos produzidos pela Volkswagen e que agora se encontram espalhados por todo o mundo, a marca germânica anunciou já que vai disponibilizar 6,5 mil milhões de euros para fazer face à reposição dos danos causados. Esse valor pode, no entanto, ser revisto em alta se isso se justificar, sublinha ainda a VW em comunicado agora emitido.

A empresa garante que está a trabalhar intensamente para "esclarecer as irregularidades relativas a um software especial utilizado em motores a diesel" do tipo EA 189. "Um desvio assinalável entre os resultados dos testes de laboratório e a utilização em estrada real foi demonstrado exclusivamente para este tipo de motor. A Volkswagen está a trabalhar intensamente para eliminar estes desvios através de medidas técnicas", sublinha ainda o comunicado.

A Volkswagen reconhece ainda que os resultados da empresa para 2015 irão sofrer um 'reajustamento', tendo em contra os valores envolvidos nas compensações, mas também o impacto comercial do processo desencadeado na passada sexta-feira pelas autoridades norte-americanas para o ambiente.

Recorde-se que ontem a perda de valorização bolsista da Volkswagen foi da ordem dos 15 mil milhões de euros. Por outro lado, nos EUA a empresa enfrenta uma multa que pode ascender aos 16 mil milhões de euros.