Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Exponor ganha parceiro belga. AEP reparte capital com Artexis Easyfairs

  • 333

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) encontrou um parceiro do negócio de feiras e congressos para impulsionar a Exponor

A Exponor, a empresa de feiras e congressos da Associação Empresarial de Portugal (AEP), vai tornar-se numa parceria luso-belga com a entrada no capital do operador europeu Artexis Easyfairs, com sede em Bruxelas.

Após meses de negociações, AEP e Artexis fecharam esta quinta-feira um memorando de entendimento que se traduz na cedência ao grupo belga de 50 por cento do capital da promotora e gestora de feiras.

A aliança concederá um novo impulso à Exponor, num momento em que o negócio de feiras vive uma fase de profunda mudança e procura novos modelos e canais de afirmação. A Exponor promove este ano 37 feiras, a grande maioria no seu parque de exposições, em Matosinhos.

O grupo Artexis é um operador multiformato com vocação global que resulta da fusão de duas organizações e atua segundo duas divisões operacionais (eventos/exposições e organização de feiras). Realiza 100 milhões de euros de faturação anual através da promoção de 616 iniciativas.

Um salto de Madrid ao Porto

A “gama alargada de eventos” a que se dedica inclui exposições, conferências, concertos e acontecimentos desportivos. É especialmente forte no norte e centro da Europa e marca presença em 16 países, um dos quais é a Colômbia. Já operava em Espanha, através de um escritório em Madrid. Com um pequeno salto de Madrid ao Porto, ganha com a Exponor uma nova ambição ibérica.

Na sua apresentação, o grupo belga acentua o seu caráter familiar “uma qualidade importante que permite prosseguir a visão de longo prazo e reinvestir 80 por cento dos lucros gerados em novos projetos e atividades futuras”. No último relatório referia que, com um rácio de 16% entre a dívida líquida e o ativo, se encontrava “muito bem posicionado para prosseguir a sua estratégia de crescimento”. A Exponor foi a nova etapa da rota expansionista.

Com esta parceria, a Exponor reforça a sua vocação de “verdadeira plataforma de negócios para as empresas”, oferecendo aos seus clientes soluções variadas para feiras profissionais, eventos técnicos e ações promocionais no exterior.