Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Pedro Reis nomeado presidente executivo do BCP Capital

Nuno Fox

Antigo presidente da AICEP vai gerir fundo de 60 milhões para investir em PME

Pedro Reis vai ser presidente executivo do BCP Capital, apurou o Expresso. Trata-se de um fundo que foi constituído como contrapartida do apoio estatal ao BCP, e que tem como missão reforçar o capital de empresas.

A dotação a anual do BCP para este fundo é de 30 milhões de euros pelo que neste momento o BCP capital acumula mais de 60 milhões de euros. O objetivo é investir este dinheiro em várias empresas, entrando no seu capital, assim contribuindo para atenuar um dos problemas crónicos das PME portuguesas: a falta de capitais próprios. Essa é aliás a razão pela qual o Governo impôs esta obrigação aos bancos que beneficiaram da linha de capitalização da troika.

Pedro Reis assume a liderança executiva do BCP Capital numa altura em que se prepara a fase de investimento e de seleção de projetos. O gestor era até aqui assessor da administração do BCP, depois de ter sido presidente do AICEP. O seu nome chegou a ser dado como ministeriável para um futuro governo da coligação de direita, caso vencesse as eleições, hipótese que esta nomeação parece excluir.