Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Atividade económica e consumo privado voltam a registar "ligeira diminuição"

  • 333

Este abrandamento ligeiro dos indicadores coincidentes do Banco de Portugal, que já se tinha registado em julho, segue-se a uma “trajetória ascendente” ao longo da primeira metade do ano, no caso da atividade económica, e de “relativa estabilização” ao longo do último ano, no caso do consumo

A atividade económica e o consumo privado em Portugal voltaram a registar uma “ligeira diminuição” em agosto face ao mês anterior, segundo indicadores divulgados hoje pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com os números do banco central, o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga da atividade económica desceu para 0,6% em agosto, depois de em julho ter sido de 0,7%.

Também o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga do consumo privado diminuiu para 2,1% em agosto, depois de ter sido de 2,2% em julho.

Este abrandamento ligeiro dos indicadores coincidentes, que já se tinha registado em julho, segue-se a uma “trajetória ascendente” ao longo da primeira metade do ano, no caso da atividade económica, e de “relativa estabilização” ao longo do último ano, no caso do consumo.

Numa análise do acumulado do trimestre terminado em agosto, o indicador para a atividade económica registou uma variação de 0,7%, contra 0,8% no trimestre terminado em julho.

Já o indicador para o consumo privado apresentou no acumulado até agosto uma variação de 2,2%, que compara com os 2,3% do trimestre terminado em julho.