Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Venda do Novo Banco sem impacto no capital dos outros bancos

  • 333

As previsíveis perdas com a venda não terão qualquer impacto no capital dos bancos do sistema

Quando o Novo Banco for vendido, as perdas resultantes não irão afetar as necessidades de capital dos bancos do sistema que participam no fundo de resolução. É que os bancos não são, segundo apurou o Expresso, acionistas do fundo de resolução mas apenas contribuintes. Logo, a contabilização destas cotizações não conta para efeitos de rácio de capital, mas apenas afeta os resultados.

As contribuições anuais que resultam da soma do imposto extraordinário pedido à banca em 2011 e da cotização normal desde que existe o fundo (e que rondam os 200 milhões de euros anuais) vão manter-se. Os bancos "descontam" estes valores desde 2011 e 2012, respetivamente, pelo que já assumiram este encargo, não tendo impacto na avaliação no seu valor. Só no caso de haver uma outra contribuição extraordinária (que não está decidido) é que os bancos poderiam ter mais impactos negativos.

A não venda também não tem qualquer impacto nos bancos, já que todos os ganhos ou perdas são da inteira responsabilidade do fundo de resolução. No final do ano será apurado o valor do ativo do Novo Banco pelo auditor do fundo e a diferença para os 4,9 mil milhões será reportada ao próprio fundo.