Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Banco de Portugal tem novos interessados no Novo Banco

  • 333

Nuno Botelho

Mais manifestações de interesse sobre o Novo Banco foram cruciais para anulação do anterior concurso e abertura de um novo. Processo de venda será mais rápido

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, tem recebido várias manifestações de interesse pelo Novo Banco. O Expresso sabe que várias entidades que não concorreram ao concurso encerrado disseram ao Banco de Portugal que agora estão interessadas em participar. Também os finalistas apurados terão demonstrado manter o interesse pelo Novo Banco. O Expresso sabe que estas manifestações foram cruciais para a decisão de enterrar, para já, o processo de venda. Com isto, o BdP espera maximizar o encaixe com a venda de parte ou totalidade do capital do ex-BES.

Este renovado interesse está sobretudo relacionado com a dissipação das incertezas relativamente às necessidades de capital que serão impostas nos testes de stresse a realizar pelo Banco Central Europeu. Estes resultados serão anunciados no mês de outubro. No final de novembro serão ainda conhecidos os resultados do Serep, um novo norma do BCE que irá colocar a cada banco rácios específicos consoantes os ativos e riscos da sua atividade.

O novo concurso deverá ser mais rápido que o anterior, já que grande parte do trabalho já está realizado. A informação está toda sistematizada pelo Banco de Portugal: o Novo Banco já está a funcionar de um modo normal, garantindo o acesso à informação de todos os aspetos do negócio bancário. No final do ano, grande parte das incertezas relativas a necessidades de capital já estarão eliminadas. O Banco Central Europeu já terá dito quais as reais necessidades de capital do Novo Banco. Por tudo isto, o novo concurso será mais rápido.