Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Standard & Poor's atira Brasil para rating de “lixo” financeiro

  • 333

A degradação do rating surge na sequência da entrada da economia brasileira em recessão, após dois trimestres consecutivos de quebras no crescimento

A agência de notação financeira Standard & Poor’s (S&P) cortou ontem o rating da dívida soberana do Brasil para a categoria de lixo, tendo passado de BBB- para BB+.

A S&P deixou ainda claro que a perspetiva para o risco brasileiro é ‘negativa’. Ou seja, não coloca de lado a hipótese de voltar a baixar a notação do Brasil em mais um grau ao longo dos próximos meses.

"Os desafios políticos que o Brasil tem de enfrentar continuam a aumentar, o que acaba por pesar na capacidade e na vontade de o governo apresentar um orçamento consistente para 2016 ao Congresso, coerente com as correções políticas significativas já sinalizadas durante a primeira parte do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff,". É desta forma que a S&P justifica a alteração da notação atribuída ao Brasil.

Esta alteração suge na sequência da entrada da economia brasileira num período de recessão, após dois trimestres consecutivos de queda acentuada do investimento e do consumo, o que resultou no pior desempenho económico desde o primeiro trimestre de 2009, segundo dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, publicados no final de agosto.