Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsa abre em baixa. Impresa e BCP sobem

  • 333

A Impresa e BCP são as únicas cotadas que sobem na abertura da bolsa. O PSI 20 segue a perder mais de 1%

A bolsa portuguesa segue esta quinta-feira a perder mais de 1%, depois da recuperação verificada ontem. Na Europa, a tendência é igualmente de queda.

Das empresas do PSI-20, a Impresa é a exceção, registando uma valorização de 4,4%. O BCP regista igualmente uma ligeira valorização, depois das severas descidas desta semana. As restanes 16 estão em queda. Galp, EDP, Sonae e Semapa são as mais castigadas, com desvalorizações acima dos 2%.

A Galp perde 2,6%, um dia depois de anunciar que vai pagar um dividendo extra de 20,736 cêntimos aos accionistas.

Tóquio e Nova Iorque em queda

A bolsa de Tóquio encerrou a sessão desta quinta-feira em baixa, com o Nikkei a perder 2,51%, depois da subida histórica de quarta-feira.

A bolsa de Xangai segue, perto do fecho, a perder 1,3%. O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, reconheceu que a transformação da segunda maior economia do mundo está repleta de dificuldades e incertezas, mas assegurou que o país não é uma fonte de incerteza na economia mundial.

O investimento estrangeiro na China aumentou 22% em termos anuais em agosto e chegou aos 8.710 milhões de dólares (7.770 milhões de euros). O aumento é muito superior ao registado em julho (de 5,2%) devido ao maior número de investidores no setor de serviços de alta tecnologia. No acumulado dos primeiros oito meses no ano, o investimento, que exclui a entrada de capital no setor financeiro, cresceu 9,2%

Em Nova Iorque, a bolsa fechou ontem igualmente em queda. O Dow Jones perdeu 1,45% , um pouco mais do que o o Standard & Poor’s 500 (1,4%) e do que o Nasdaq (1,15%).Todos os índices estiveram a negociar em alta até meio da sessão, mas depois mudaram de desempenho co os receios de que a FED possa decidir-se já este mês pela subida dos juros.