Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Joaquim Goes contratado para administrador na Oxy Capital

  • 333

Administrador. Joaquim Goes foi administrador executivo do BES e um dos mais ativos promotores do Compromisso Portugal

Luís barra

Antigo administrador do Banco Espírito Santo vai gerir fundo da Oxy Capital responsável pelos hotéis de cinco estrelas Vila Lara, Lake Resort e Troia Design Hotel

Joaquim Goes vai ser administrador executivo do fundo de capital de risco Aquarius, que pertence à Oxy Capital, apurou o Expresso. O gestor, que foi administrador executivo do Banco Espírito Santo até há pouco mais de um ano, confirmou a informação.

O fundo chama-se Aquarius, que acordou em novembro passado a aquisição do controlo dos três hotéis de cinco estrelas da Amorim Turismo (Vila Lara, Lake Resort e Troia Design Hotel), além do Casino de Troia. A operação visou então resolver a dívida dos hotéis da Amorim Turismo, tendo Jorge Armindo mantido então a sua participação acionista e também a função de presidente do conselho de administração do grupo.

Agora, a gestão muda. Joaquim Goes passa a gerir a Blue & Green, nome que substituiu a Amorim Turismo. O Aquarius é um dos fundos da Oxy Capital, fundo de reestruturação liderada por Miguel Lucas, um ex- McKinsey, que tem ainda como sócios Luis Quaresma e Daniel Viana. O fundo de recuperação da Oxy foi criado em agosto de 2012 com um capital de €480 milhões, detendo outros ativos, como a Cabelte, a Prio Energy ou a Mota e Piedade.

Joaquim Goes foi administrador executivo do BES, ao lado de Ricardo Salgado, até ao seu colapso, tendo chegado a trabalhar com a administração de Vítor Bento, em julho de 2015. Neste momento, Goes é alvo de um processo de investigação no Banco de Portugal.