Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsa em baixa. Só os CTT escapa ao vermelho

  • 333

Mercados europeis abrem em baixa, Lisboa segue a perder. CTT é a única cotada que escapa

Catorze cotadas a perder, uma sem alteração e uma outra a subir, eis o resumo na abertura da bolsa de Lisboa, Os CTT escapam à onda vermelha que leva o PSI 20 a perder 1%, depois das recuperação dos dias anteriores. A REN abriu inalterada.

As cotadas mais fustigadas são a Altri, Semapa e Banif, todas com quedas superiores a 2%. A Altri e a Semapa são, ainda assim das empresas que mais valorizaram este ano. Concluída a divulgação dos resultados semestrais, verifica-se que BCP e Sonae (além do Novo banco que para este caso não conta) foram as que mais desiludiram. A sua cotação sofre os efeitos.

Os investidores permanecem receosos com a evolução da economia chinesa e dos seus efeitos à escala global. A China permanece, como diria Churchiil da Rússia, uma "adivinha embrulhada num enigma'. E as principais empresas europeias e americanas têm grande dependência do crescimento asiático. O BCE impulsiona o otimismo, com Dragjhi a abrir a porta para mais compras de títulos e os indicadores americanos têm-se revelado animadores.

Na Ásia,a bolsa de Tóquio encerrou a sessão de hoje em queda, com o Nikkei a perder 2,15%, e as restantes praças registam perdas ligeiras (Xangai está encerrada devido ao feriado).

Em Nova Iorque, a sessão de ontem revelou indefinição e prudência dos investidores, apesar de os indicadores do dia terem sido tranquilizadores. O Dow Jones subiu 0,14%, o Nasdaq cedeu 0,35% e o índice alargado S&P 500 subiu 0,12%. Depois de abrir e evoluir em clara alta durante a primeira metade, ( Dow Jones a chegar a subir mais de 1%) os índices perderam força..