Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Norte 2020 já deu 5 milhões de euros ao sector do calçado

  • 333

Calçado é o segundo sector no ranking de apoios, atrás dos componentes/metalomecânica

O Norte 2020, o novo programa regional de apoios comunitários, já aprovou este ano mais de 5 milhões de euros para 16 projetos do sector do calçado no âmbito de incentivos à inovação, produtividade e empreendedorismo.

Os números foram apresentados esta quinta-feira pela CCDR - Norte no âmbito da visita do seu presidente, Emídio Gomes, à feira de calçado MICAM, em Milão, que conta este ano com uma presença recorde de 93 empresas portuguesas do sector.

À margem da visita a uma feira em que 91 das 93 empresas presentes são do Norte, Emídio Gomes sublinhou que “62% dos projetos de investimento apresentados a concurso no Portugal 2020 (o novo quadro de apoios) são oriundos de empresas do norte do país”.

No anterior Quadro Comunitário de Apoio (QCA), a CCDR - Norte aprovou incentivos no valor de 14,3 milhões de euros para um investimento total de 27,1 milhões de euros em 125 projetos da fileira, mas o investimento total do sector neste período rondou os 80 milhões de euros.

No ranking dos apoios concedidos através do Programa Operacional do Norte, no anterior QCA, o calçado ficou na segunda posição, atrás dos componentes/metalomecânica.