Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Confiança dos consumidores está em máximos

  • 333

O sentimento de confiança dos consumidores portugueses está em alta e atingiu em agosto novos máximos desde 2001

O sentimento de confiança dos consumidores portugueses está em alta e atingiu em agosto novos máximos desde 2001. O indicador do Instituto Nacional de Estatística (INE) voltou a reforçar em agosto, prolongando mais de dois anos de ganhos mensais. Já o indicador de clima económico estabilizou, travando o crescimento que vinha ocorrendo desde o início de 2013.

De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo INE, o aumento da confiança reflete sobretudo as expectativas com a evolução do desemprego, a que se junta também a perceção sobre a situação económica do país e a situação financeira do agregado familiar.

No sector empresarial, o indicador de confiança na indústria transformadora recuperou ligeiramente, subindo em especial no sector da construção. O comércio conheceu uma redução ligeira, devido às expectativas negativas sobre a evolução da atividade.

No caso das famílias, o Instituto Nacional de Estatística regista que o sentimento sobre a evolução da situação financeira “manteve uma a trajetória positiva observada desde junho de 2013”. As perspetivas sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar “recuperaram ligeiramente, mas não se afastam significativamente do patamar em que se encontram desde março”. O saldo das apreciações sobre a evolução da poupança aumentou, interrompendo a tendência negativa observado desde março.