Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Barril de Brent em novo mínimo de seis anos

  • 333

O preço do barril de Brent desceu na sessão da tarde abaixo de 47 dólares. É um novo mínimo desde o primeiro trimestre de 2009

Jorge Nascimento Rodrigues

O barril de petróleo de Brent para entrega em outubro já desceu na sessão da tarde desta quarta-feira abaixo de 47 dólares. Pelas 16h40 cotava em 46,92 dólares. É um novo mínimo do ano, abaixo dos 47,68 dólares registados a 13 de janeiro. Um nível de preços tão baixo não se verificava desde o primeiro trimestre de 2009.

Um excedente de 2 milhões de barris diários está a marcar o mercado petrolífero. As novas previsões da IEA (Agência Internacional da Energia) e da EIA (Agência norte-americana de Informação em Energia) apontam para uma inversão da tendência só no final de 2016, sublinha Tom Whipple da newsletter diária "Peak Oil Review".

Muitos analistas salientam o impacto deflacionário de uma quebra de preços continuada no barril de petróleo (e nas outras matérias-primas). O índice da Bloomberg para as matérias-primas fechou hoje a cair 0,86%; desde o início do ano a quebra foi de 15,15%.

  • O preço do barril de petróleo de referência europeia fechou a semana em 48,73 dólares, um novo mínimo deste ano. Um nível de preços que já não se registava desde o primeiro trimestre de 2009