Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Credores acreditam que será possível fechar um acordo com Atenas para a semana

  • 333

FOTO YIANNIS KOURTOGLOU/REUTERS

As negociações entre Atenas e a troika poderão ser concluídas antes de 20 de agosto, o prazo máximo apontado pelo Executivo de Alexis Tsipras

O governo grego e os credores deverão concluir o acordo que abre portas ao terceiro resgate na próxima terça-feira. A informação é avançada pela Reuters, que cita uma fonte próxima do processo que assistiu a uma conferência telefónica entre altos funcionários da União Europeia.

“Todos estão a trabalhar num plano A, ou seja um acordo que permita um desembolso até 20 de agosto”, declarou a fonte, admitindo que as conversações poderão terminar já este fim de semana.

Além do ministro grego das Finanças, Euclid Tsakalotos, também a porta-voz da Comissão Europeia, Mina Andreeva, confirmou durante esta semana que as negociações estavam a decorrer a bom ritmo, tendo sido registados progressos significativos.

Sobre o desejo de Atenas em concluir o acordo até ao dia 20 de agosto, a fim de poder respeitar os seus compromissos financeiros, Mina Andreeva admitiu mesmo que esse cenário seria possível: “Nós acreditamos que esse é um calendário ambicioso, mas possível”, sublinhou.

Caso seja alcançado um acordo esta semana, poderá ser agendada uma teleconferência com os ministros das Finanças da zona euro na sexta-feira para aprovar o resgate.

O programa do empréstimo grego até três anos poderá ascender a 86 mil milhões de euros. No próximo dis 20 de agosto, o Estadso helénico terá que pagar cerca de 3,2 mil milhões ao Banco Central Europeu.