Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsa de Atenas positiva contraria tendência europeia

  • 333

ORESTIS PANAGIOTOU / EPA

A bolsa grega escapa à perda generalizada das bolsas europeias. O mercado de Atenas está a ser influenciado pelas ações dos bancos e dos serviços ao consumidor

A bolsa de Atenas negociava esta manhã em terreno positivo, contrariando a tendência das suas congéneres europeias, que iniciaram esta sexta-feira estão as suas operações em baixa.

O índice Athex da praça financeira ateniense marcava 668,11 pontos, pelas 8h54 em Lisboa (10h54 em Atenas), com os analistas a avaliarem cautelosamente os bancos gregos, que têm sofrido perdas nos últimos dois dias de negociação.

O mercado grego está a ser influenciado pelas ações dos bancos e dos serviços ao consumidor, que se encontram a subir, enquanto o petróleo e o gás e as restantes matérias-primas estão no vermelho.

Esta quinta-feira, a bolsa de Atenas encerrou em alta, o que aconteceu pela primeira vez desde a reabertura, na passada segunda-feira, registando ganhos de 3,65%, com o setor bancário a recuperar.

O índice geral ATHEX terminou a sessão em 666,68 pontos, com um volume de transações que alcançou 74,06 milhões de euros. Os bancos, que nas três sessões anteriores acumularam perdas superiores a 60%, registaram ganhos de 17,78%.

A bolsa de Atenas retomou as suas operações na segunda-feira, após cinco semanas de encerramento devido ao controlo de capitais. No dia da reabertura, a bolsa registou uma queda histórica de 16,23%.

O Governo grego e representantes dos credores da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional estão a negociar desde a semana passada os contornos de um novo programa de assistência financeira ao país e as condições impostas à Grécia.