Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Sonae Sierra. Lucros crescem 66%

  • 333

Em Portugal, as vendas dos lojistas dos centros comerciais da empresa cresceram 3,3%

A Sonae Sierra fechou o primeiro semestre com lucros de 79,3 milhões de euros, o que representa um crescimento de 66% face a período homólogo de 2014, anunciou esta quarta-feira a empresa, especialista internacional em centros comerciais.

"Os primeiros seis meses de 2015 foram marcados pela acentuada melhoria na performance operacional e financeira da empresa", afirma o presidente da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira, num comunicado enviado à CMVM sobre os resultados do primeiro semestre do ano.

Em termos de resultados, o EBIT ficou nos 50,1 milhões, menos 1% que no período homólogo, o resultado direto cresceu 22%, para os 26,8 milhões, sob o impulso do aumento das rendas dos centros comerciais no Brasil e na Europa, da recuperação económica na Europa e do aumento da taxa de ocupação dos centros que abriram recentemente no Brasil, destaca a empresa.

O resultado indireto mais do que duplicou o valor do primeiro semestre de 2014, para se fixar nos 52,5 milhões de euros, "essencialmente devido à compressão das yields na Europa e ao melhor desempenho operacional em 2015".

Quanto à taxa de ocupação global do portfólio, cresceu 1,1%, para os 95,8%, "refletindo a melhoria do contexto económico e a confirmação do sucesso da estratégia seguida pela empresa", refere o comunicado, que indica também um crescimento de 4,2% no NAV, agora nos 1,2 mil milhões de euros.

As vendas dos lojistas dos centros comerciais da Sonae Sierra na Europa aumentaram 2,8% numa base comparável, com Portugal a crescer 3,3%, Espanha 2,4% e Itália 5,8%. No Brasil, a subida foi de 7,3%.

Fernando Guedes de Oliveira sublinha que os resultados obtidos demonstram a "capacidade (de a empresa) aproveitar a recuperação do mercado europeu" e no desempenho do semestre destaca ainda o crescimento registado ao nível da prestação de serviços a terceiros "com o início da gestão e comercialização de seis centros comerciais (Alemanha, Itália, Espanha e Roménia) e a assinatura de novos contratos de serviços para o desenvolvimento em diferentes geografias", de Itália à Turquia, Moçambique e Tunísia.

A Sonae Sierra é proprietária de 46 centros comerciais, com um valor de mercado superior a seis mil milhões de euros, e está presente em 17 países, gerindo e/ou comercializando um total de 87 centros comerciais. Em carteira, soma 7 projetos em desenvolvimento, três dos quais para clientes.