Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsa de Atenas alivia descida para 1,36%, mas com banca em queda acentuada

  • 333

As ações dos quatro bancos sistémicos da Grécia negociavam em queda acentuada esta terça-feira

ORESTIS PANAGIOTOU / EPA

A desconfiança dos investidores nos bancos gregos está a minar a bolsa helénica, com o sector a afundar 27%

A bolsa de Atenas negociava em baixa a meio da sessão desta terça-feira, a perder 1,36%, depois de ter encerrado na segunda-feira com o índice geral ATHEX a ceder 16,23%.

Na segunda sessão desta semana, o índice ATHEX abriu em baixa e durante as primeiras transações esteve a cair 4%, mas, pelas 11h de Lisboa (13h em Atenas) recuava 1,36%, para 658,98 pontos.

Ainda assim, o sector financeiro, que na segunda-feira contribuiu para a queda da bolsa de Atenas, continuava esta manhã a pressionar o índice bolsista da praça helénica.

As ações dos quatro bancos sistémicos da Grécia negociavam em queda acentuada. As ações do Alpha Bank caíam 29,65%, as do Banco Nacional perdiam 22,62%, as do Banco do Pireu recuavam 30% e do Eurobank desciam 29,7%.

A desconfiança dos investidores nos bancos gregos está a minar a bolsa de Atenas, com o sector a afundar 27%.

A bolsa de Atenas registou na segunda-feira a queda mais acentuada da sua história, ao perder 16,23% numa sessão. Depois de cinco semanas de encerramento devido à instauração do controlo de capitais a 29 de junho, a bolsa retomou a sua atividade esta segunda-feira.