Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Barril de petróleo abaixo de 50 dólares

  • 333

© Vincent Kessler / Reuters

O preço do barril da variedade europeia Brent desde janeiro que não fechava abaixo de 50 dólares. Esta segunda-feira fechou em 49,61 dólares

Jorge Nascimento Rodrigues

O preço do barril de petróleo da variedade europeia Brent continua a trajetória de descida. Esta segunda-feira fechou em 49,61 dólares, pela primeira vez um preço inferior a 50 dólares desde o final de janeiro, mês em que fechou sete sessões abaixo daquele nível, com um mínimo de 49,16 dólares registado no fecho de 20 de janeiro.

Em julho, o preço do barril de Brent caiu 18%, a maior queda mensal desde a crise financeira de 2008. Os analistas falam de um excedente global de produção de crude na ordem de 2 milhões de barris por dia, o que pressiona o preço em baixa.

A queda do preço do barril de petróleo tem uma influência importante na evolução da inflação nos países importadores líquidos pressionando no sentido da desinflação (descida da inflação) e um impacto negativo nas contas dos países exportadores daquela commodity.

Será importante para as metas da política monetária do Banco Central Europeu monitorizar o impacto na inflação da zona euro, em agosto e setembro, de uma descida continuada do preço do barril de Brent para níveis abaixo de 50 dólares.

O preço do barril de Brent cotou-se abaixo de 50 dólares durante sete sessões em janeiro do ano em curso, agora a 3 de agosto, e no período de dezembro de 2008 a abril de 2009, com um mínimo de 36,61 dólares registado no fecho de 24 de dezembro de 2008.