Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Brasil começa a falhar pagamentos a empresas portuguesas

  • 333

Metade das exportações portuguesas para o Brasil foram, em 2014, asseguradas pelo sector agroalimentar

Rui Duarte Silva

O sector agroalimentar é o mais afetado e já há empresas com dificuldades financeiras

As empresas agroalimentares que exportam para o Brasil estão a ser prejudicadas pela falta de pagamentos, apurou o Expresso junto das associações mais representativas deste sector. Os produtores de fruta da zona oeste surgem entre o grupo dos empresários mais afetados, mas há registo de situações de incumprimento de clientes brasileiros perante fornecedores portugueses também na área dos vinhos e do azeite.

O sector agroalimentar representa, aliás, metade das exportações portuguesas para o Brasil (320 milhões de euros, segundo a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal — AICEP), sendo do sector da maquinaria e aparelhos o segundo mais exportador para aquele país lusófono, com 103 milhões de euros, num total de 639 milhões de euros, em 2014.

A situação tem vindo a agravar-se nos últimos meses e acabou por ser potenciada pela degradação da situação económica do Brasil, associada à desvalorização do real face ao euro e ao dólar. Por outro lado, e de acordo com vários empresários do sector exportador contactados pelo Expresso, o escândalo de corrupção conhecido como operação ‘Lava Jato’, que grassa entre os maiores conglomerados brasileiros, acaba por ter repercussões ao nível de todo o tecido empresarial.

Leia mais na edição deste fim de semana