Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

BPI regressa aos lucros: €421 mil por dia

  • 333

FOTO NUNO FOX

Resultados referem-se ao primeiro semestre do ano. No mesmo período de 2014, o banco liderado por Fernando Ulrich estava no vermelho

O BPI alcançou um lucro líquido consolidado 76,2 milhões de euros no primeiro semestre deste ano (média de €421 mil por dia), o que compara com prejuízos de 106,6 milhões de euros no mesmo período de 2014, revelou na tarde desta quarta-feira o banco liderado por Fernando Ulrich, em comunicado enviado à Comissão do mercado de Valores Mobiliários.

O resultados alcançados nos primeiros seis meses do ano decorrem de um contributo positivo da actividade doméstica, de 6,6 milhões de euros, bem como de um contributo positivo da actividade internacional, de 69,6 milhões de euros.

Aliás, o lucro líquido da actividade internacional aumentou 40% em relação ao semestre hómologo.

Já no mesmo período do ano passado, os resultados do banco tinham sido muito penalizados por custos e perdas não recorrentes, de 138,8 milhões de euros, registadas na actividade doméstica. Em particular, menos-valias de 101,6 milhões de euros realizadas com a venda de dívida pública de médio e longo prazo de Portugal e Itália.

Agora, os lucros foram impulsionados pelo forte aumento da margem financeira, que cresceu 40% (mais 95 milhões de euros) a nível consolidado, e subiu 27% (mais 36 milhões de euros) na actividade doméstica.

Ao mesmo tempo, as provisões e imparidades para crédito diminuiram 13,2%, para 86,9 milhões de euros. Em sentido contrário, as outras imparidades e provisões subiram 153,8%, para 16 milhões de euros.