Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Americanos investigam PT

  • 333

SEC analisa investimentos da antiga Portugal Telecom no GES

Jose Carlos Carvalho

SEC analisa investimentos da antiga PT no GES. Regulador pode abrir processo se houver falhas na informação prestada aos investidores americanos

A SEC — Securities and Exchange Commission está a analisar os investimentos da Portugal Telecom (PT) em dívida do Grupo Espírito Santo (GES), que causaram um prejuízo de perto de 900 milhões de euros na operadora, e levaram ao desmancho da parceria com a Oi. O regulador do mercado de capitais norte-americano, sabe o Expresso, quer aferir se houve falhas na prestação de informação da empresa e está a solicitar troca de dados em Portugal, para saber se há motivo para abrir um processo às administrações da empresa à época.


A PT esteve cotada na Bolsa de Nova Iorque, no mercado de ADR (“American Depositary Receipts”), desde junho de 1995, tendo iniciado o processo de saída em março. Isto coloca a atividade da empresa sob alçada não só da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) portuguesa mas também da SEC norte-americana, que tem um leque mais vasto de poderes e de penalizações.


Também em Portugal, a antiga PT (agora renomeada de Pharol) está sob investigação da CMVM, por possível violação de prestação de informação e irregularidades em investimentos com partes relacionadas (o BES era acionista da PT, que investiu em papel comercial do GES). Contactada, a SEC declinou fazer comentários à informação do Expresso.

Leia mais na edição deste fim de semana.