Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Comissão Europeia abre investigação às ajudas ao Banif

  • 333

Reestruturação do Banif só estará concluída depois de a Comissão Europeia investigar as ajudas de €1,1 mil milhões do Estado ao banco

A Comissão Europeia (CE) está a estudar a hipótese de uma investigação profundada para averiguar se as ajudas públicas concedidas ao Banif são compatíveis com as regras comunitárias da Concorrência, à semelhança do que fez quando a CGD recorreu à ajuda do Estado para reforçar o seu rácio de capital, noticia esta quinta-feira o 'Diário Económico'.

A averiguação passa por uma consulta púbica aos bancos concorrentes, o que permitirá à Comissão Europeia recolher as informações de que precisa para avaliar as possíveis incompatibilidades do auxílio que o Banif recebeu do Estado. No final, será possível aferir se o Banif será ou não uma entidade viável depois da aplicação das medidas da Direção-Geral da Concorrência Europeia (DG Comp).

De acordo com as regras europeias, as ajudas dos Estados-membros às empresas têm de ser vigiadas para garantir que não há distorções da concorrência. Esta investigação é o processo que falta para a DG Comp aprovar o plano de reestruturação do banco liderado por Jorge Tomé, que está em Bruxelas há cerca de dois anos.