Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsa. Todas as cotadas do PSI-20 estão a subir

  • 333

China e Grécia impulsionam mercados europeus

Indiferentes à ameaça chinesa, à incerteza grega e a queda de Wall Street na sessão de ontem, as bolsas europeias registam esta quinta-feira ganhos acima de 1%. Lisboa segue a tendência com todos os títulos do PSI-20 a subir. Quando o pior desempenho cabe a uma empresa, no caso a REN, que valoriza 0,45%, é sinal de que o mercado negoceia em alta (1,2%).

As maiores subidas cabem à Altri, Semapa, Impresa e BCP, todas com ganhos acima dos 2%. O BPI, igualmente a recuperar (1,5%), permanece sete cêntimos abaixo da cotação que registava antes do Caixabanl lançar, em fevereiro,a oferta de aquisição. Na quarta-feira, o PSI 20 já fechara a ganhar 1,4%, depois das perdas acumuladas nas sessões anteriores. A banca foi o sector mais fustigado.

Xangai recupera, Nova Iorque perde
Em Xangai, o ambiente está mais calmo. A bolsa abrira a sessão a perder 3% mas inverteu para terreno positivo depois de mais uma intervenção dos reguladores. Recuperou 5%. A dúvida é se o pânico financeiro está a invadir o páis. A principal bolsa já perdeu 30% num mês, o equivalente a cinco vezes o valor da dívida. 

A bolsa nova iorquina, que sofreu uma avaria informática que interrompeu a negociação, encerrara em forte baixa, aparentemente arrastada pelos receios associados ao mercado chinês.O Dow Jones perdeu 1,47% do valor, o Nasdaq 1,75% e o índice  S&P 500 1,66%.

Em Tóquio, a bolsa de Tóquio encerrou a sessão em alta ligeira, com o índice Nikkei, a subir 0,6%