Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Privatizações. Quatro propostas para a CP Carga, uma proposta para a EMEF

  • 333

Antonio Pedro Ferreira

Governo recebeu hoje quatro propostas para a privatização da CP Carga e uma para a Emef, apurou o Expresso. Propostas são de industriais e financeiros. Saiba de quem

O governo recebeu hoje quatro propostas de privados para a CP Carga: Cofihold, MSC, Springwater e Athena. Já para a EMEF surgiu apenas uma proposta, da Alstom. As duas empresas pertencem atualmente ao universo da CP.

Estas informações foram apuradas pelo Expresso e ainda não foram comunicadas oficialmente. As propostas foram entregues até às 17 horas de hoje, limite do concurso aberto pelo Estado para a entrega a privados destas duas empresas.

Quatro disputam CP Carga
As propostas para a CP Carga dividem-se entre operadores industriais e financeiros.

A Cofihold é do núcleo acionista que controla a Cofina, a Altri e a F. Ramada, sendo liderada pelo industrial Paulo Fernandes. Também a MSC é um operador industrial, que descende do grupo de "shiping" internacional MSC e que em Portugal gere uma operação de contentores. Já a Springwater e a Athena são grandes fundos de investimento internacionais. 

Emef recebe uma única proposta
Já a EMEF, Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, o Estado recebeu apenas uma proposta, do operador internacional Alstom. 

As expectativas para estas duas empresas são de um encaixe para o Estado relativamente baixo, tendo em conta os resultados das empresas.Em 2014, a CP Carga e a EMEF obtiveram lucros de €5,3 milhões e de €0,9 milhões, respetivamente. Historicamente, no entanto, as duas empresas são deficitárias. No caso da CP Carga, os lucros do ano passado foram conseguidos com venda de património.

Segue-se a análise das propostas. O governo avança assim com duas das últimas operações de privatização, depois da decisão favorável à venda de 61% da TAP ao consórcio de Humberto Pedrosa e David Neeleman.