Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Portugal no top 5 do desemprego na União Europeia

  • 333

Grécia e Espanha são os países com mais altas taxas de desemprego em maio, segundo dados revelados pelo Eurostat

Portugal continua a registar a quinta taxa mais elevada (13,2%) entre os 28 Estados membros da União Europeia (UE), com a  Grécia e a Espanha distanciados na liderança desta tabela, com mais de 20% da população desempregada.

A taxa de desemprego na zona euro estabilizou em 11,1%, em maio, e na UE manteve-se nos 9,6%, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.

Em maio, a Espanha registou uma descida do desemprego para 22,5%, enquanto a taxa grega se mantm nos 25%. O país com a terceira taxa mais elevada é Chipre (16%), seguido pela Croácia (15,8%). No total, existem na zona euro 17,7 milhões de desempregados e mais de 23 milhões na totalidade de União.

Grécia e Espanha lideram também a taxa de desemprego jovem, com taxas muito próximas dos 50%. Nesta particular Portugal tem a quarta taxa mais elevada entre os países da União Europeia, com 33,3% de jovens no desemprego. 

Em Portugal, a taxa de desemprego entre os homens aumentou em maio de 12,5% para os 13,2%. Já a subida entre as mulheres foi menor, de 13,2% para 13,3%.