Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Toyota Portugal chama 29 mil viaturas às oficinas

  • 333

“Defeitos nos airbags” justificam a medida. Importador português não recebeu queixas de clientes relacionadas com este problema, pelo que troca das almofadas de ar é apenas uma medida de prevenção e segurança

A Toyota Caetano Portugal vai chamar às oficinas mais de 29 mil veículos por razões de segurança. Em causa está a deteção de defeitos nos airbags do fornecedor automóvel Takata.

A medida surge na sequência do anúncio feito pela Toyota e pela Nissan, dois dos maiores fabricantes japoneses, de que vão recolher mais de três milhões de veículos em todo o mundo devido a problemas de segurança relacionados com defeitos nos airbags do fornecedor.

Em maio, quando o problema foi detetado, a Toyota e a Nissan anunciaram que iriam chamar veículos para serem revistos. Agora, fonte da Toyota Caetano Portugal, citada pela agência Lusa, informa que a medida vai abranger mais 29.304 unidades, mas, até ao momento, não recebeu queixas de clientes relacionadas com este problema, pelo que a decisão é, apenas, uma medida de prevenção e segurança.

Em maio último, os fabricantes japoneses Mitsubishi, Mazda e Fuji Heavy Industries anunciaram a recolha de 710 mil viaturas equipadas com airbags com defeito  produzidos pela Takata.

De acordo com estas construtoras, os airbags podem rebentar em caso de força excessiva, projetando peças metálicas no habitáculo dos automóveis.

Desde 2008, uma dúzia de fabricantes automóveis já recolherem mais de 50 milhões de viaturas no mundo por causa de problemas com os airbags da Takata.