Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Moody´s dá nota Ba2 à Infraestruturas de Portugal

  • 333

Empresa resultante da fusão da Refer e EP - Estradas de Portugal mantém a classificação de segundo nível de lixo

A Moddy´s manteve a nota da Infraestruturas de Portugal, estrutura que nasceu  a 1 de junho, em resultado da fusão da Refer e da EP, como Ba2, correspondente ao segundo nível de lixo, na categoria de investimento especulativo.

De acordo com a agência de notação financeira, esta nota traduz o entendimento de que a fusão das duas empresas públicas "é uma reorganização de entidades públicas com o objetivo de obter maiores sinergias e redução de custos, bem como, no longo prazo, a viabilidade financeira da IP".

A manutenção do rating da IP, reflete, também, o facto de a dívida financeira contraída pela Refer e pela EP, antes da fusão, ser assumida pela IP nos mesmos termos e condições. Além disso, as garantias estatais dadas à Refer e EP antes da fusão permanecem válidas. Assim, a dívida da IP, com garantia do Governo português, tem "o mesmo nível da República de Portugal", refere a Moody´s em comunicado.

Em maio, a Moody´s decidiu não se pronunciar sobre a classificação da dívida soberana de Portugal, que se mantém em Ba1 (primeiro nível de lixo), com perspetiva estável, devendo, agora, rever esta notação a 4 de setembro.