Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Cimpor investe €220 milhões em Moçambique

  • 333

As exportações da Cimpor 
a partir de Portugal triplicaram depois da OPA


Tiago Miranda

Grupo vai construir uma nova fábrica de cimento em Nacala, que ficará operacional em 2018 e irá produzir 1,5 milhões de toneladas por ano

A Cimpor vai investir 250 milhões de dólares, o equivalente a 220 milhões de euros, numa nova fábrica de cimento em Moçambique, informou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). 

A nova unidade de produção ficará localizada em Nacala, onde o grupo Cimpor já dispõe, através da empresa Cimentos de Moçambique, de duas unidades de moagem e de reservas. A fábrica agora anunciada deverá ter o seu forno operacional em 2018, com uma capacidade anual de produção de 1,5 milhões de toneladas.  

A Cimpor refere no seu comunicado que "a nova capacidade a instalar vem aumentar o nível de eficiência da resposta à procura de cimento local, reconhecendo a Cimentos de Moçambique o seu papel de acelerador de desenvolvimento económico sustentável da região de Nacala". 

No mesmo comunicado, a Cimpor adianta que a concretização deste investimento em Moçambique será feita em parceria com um fornecedor internacional, sendo que "a sua estrutura de financiamento não compromete o presente processo de desalavancagem da Cimpor".