Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Luís Pereira Coutinho assume liderança do Banco Postal dos CTT

  • 333

O antigo administrador executivo do Millenium BCP foi o eleito para ocupar o cargo de CEO no Banco Postal, tendo já iniciado funções.

FOTO Alberto Frias

O gestor Luís Pereira Coutinho foi o nome escolhido para presidente executivo do Banco Postal, anunciaram hoje os CTT.

O antigo administrador executivo do Millenium bcp iniciou hoje as novas funções com vista ao arranque da instituição bancária até ao final do ano disseram os CTT.

Licenciado em 1984 em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, Luís Pereira Coutinho foi administrador executivo do Millennium BCP entre 2008 e 2015, período em que foi responsável pelas operações do grupo em diversos países, tendo sido vogal do 'supervisor board' [conselho de supervisão] do Bank Millennium, Polónia.

Durante aquele período, foi também presidente do Conselho de Administração do Banca Millennium, Roménia, do Millennium Bank, Sociedade de Capital de Risco, administrador do Millennium bcp Ageas - grupo segurador e de outras seguradoras desse grupo.

Entre 2003 e 2009, ocupou o cargo de vice-presidente do Conselho de Administração executivo do Bank Millennium, Polónia, tendo vivido em Varsóvia.

Durante o período de 2001 a 2003, Pereira Coutinho foi chefe de gabinete do presidente do Conselho de Administração do Banco Comercial Português, e antes, entre 2000 e 2001, foi diretor-geral da mesma instituição, responsável pelo projeto de integração do Banco Pinto & Sottomayor.

Anteriormente, entre 1993 e 2000 foi administrador executivo do Banco Mello, assumindo as funções de vice-presidente da comissão executiva a partir de 1998.

  • A administração dos CTT decidiu hoje dar "luz verde" ao Banco Postal, um projeto antigo que acaba por arrancar já depois dos Correios estarem privatizados a 100%. O Banco de Portugal tinha dado autorização no final de 2013.