Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Humberto Pedrosa nomeia maioria dos administradores da empresa que controla a TAP

  • 333

Humberto Pedrosa, presidente do grupo Barraqueiro

José Carlos Carvalho

A TAP vai ter assembleia geral, conselho de administração e comissão executiva mal a privatização esteja concretizada

A Gateway, consórcio partilhado por Humberto Pedrosa e David Neeleman, vai controlar a administração executiva da TAP.

Na estrutura de governo de sociedades proposta e aceite pelo governo, a TAP terá uma assembleia geral, um conselho de administração e uma comissão executiva. No conselho de administração estarão os administradores não executivos. Não está ainda fechado que presença terá o Estado nos órgãos sociais.

Já na empresa veículo que compra 61% da TAP, a holding pessoal de Humberto Pedrosa (HPGB) terá 51% e nomeará mais administradores que a a holding de David Neeleman, a DGN, que terá 49%. Esta empresa veículo tem para já um capital social de dois milhões de euros.

  • Humberto Pedrosa, o 15º homem mais rico de Portugal e agora dono da TAP

    Humberto Pedrosa controla 50,1% do consórcio Gateway, aliado ao dono da transportadora aérea brasileira Azul, David Neeleman, que detém 49,9%. Juntos, são agora os donos de 61% da TAP. Pedrosa é o maior empregador português do sector dos transportes. Como líder da Barraqueiro, construiu um império com as viagens do "garrafão", a transportar pessoas e mercadorias entre a província e a capital

  • Conheça o David, que comprou a TAP

    O dono da transportadora aérea brasileira Azul, David Neeleman, controla 49,9% do consórcio Gateway, no qual o português Humberto Pedrosa detém 50,1%. Juntos, serão agora os donos de 61% da TAP. Quem é David Neeleman?