Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

S&P corta rating da Grécia para dívida extremamente especulativa

  • 333

A agência de notação Standard & Poor’s cortou esta quarta-feira o rating da dívida grega de longo prazo para CCC com perspetiva negativa, apenas quatro níveis acima da situação de incumprimento

Jorge Nascimento Rodrigues

Ainda não se conheciam os resultados da cimeira trilateral entre a Grécia, Alemanha e França que decorrer esta quarta-feira à noite em Bruxelas, e a agência de notação Standard & Poor’s (S&P) decidia cortar o rating da dívida grega de longo prazo de CCC+ para CCC, um nível de dívida considerada extremamente especulativa apenas a quatro níveis de default (de uma situação de incumprimento). A agência manteve a perspetiva negativa.

Com o corte de hoje, a S&P alinhou a sua notação da dívida grega pelas posições da Moody’s (que cortou o rating para Caa2, equivalente, a 29 de abril) e da Fitch (que cortou o rating para CCC a 15 de maio).

A agência considera que, caso não haja um acordo entre a Grécia e os credores oficiais, o país caminhará para uma probabilidade de incumprimento da sua dívida obrigacionista nos próximos 12 meses.