Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Volume de negócios da indústria nacional acelerou em abril

  • 333

Impulsionada pelas exportações, a indústria portuguesa faturou em abril mais 4,6% do que no mesmo mês do ano passado, segundo o INE

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

O volume de negócios da indústria portuguesa acelerou em abril, apresentando um crescimento de 4,6% em comparação com o mesmo mês do ano passado, informa o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em março o crescimento tinha sido de 3,3%. 

O aumento da atividade industrial é mais expressivo ainda no que respeita especificamente ao mercado externo. No volume de negócios ligado às exportações da indústria o índice medido pelo INE teve em abril um crescimento de 9,4% em termos homólogos, acima dos 8,1% de março. 

O volume de negócios obtido apenas no mercado nacional registou uma subida de 0,7% em abril, depois de em março ter sofrido um decréscimo de 0,3%, revela o INE em comunicado desta segfunda-feira. 

Por sectores, o índice de volume de negócios cresceu 10,8% na área da energia e 4,6% nos bens de investimento. Os bens de consumo e os bens intermédios tiveram aumentos do volume de negócios de 2,7% e 2%, respetivamente, mas em ambos os casos houve uma desaceleração do crescimento apresentado em março.