Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Índia. Visabeira alia-se ao grupo Bira e ganha dois projetos

  • 333

A Visabeira entra no mercado indiano através de uma aliança com a multinacional local Birla Group. E ganha dois projetos na energia e telecomunicações

Hoje foi um dia feliz para a Visabeira.  Dois anos depois de ter assinado em Nova Deli um primeiro memorando,  no âmbito de uma missão empresarial, com a multinacional indiana  Birla Group, celebrou esta tarde na sua sede em Viseu uma parceria que conduzirá à constituição de uma  nova empresa  de capitais mistos. A nova empresa luso-indiana vai atuar nas redes de energia e telecomunicações, o principal negócio da Visabeira. Em Viseu, nasce, então, a Birla Visabeira Private Limited.

E a joint venture  arranca logo com dois projetos na Índia. Um dedicado à construção de uma rede de fibra ótica e outro à construção de infraestruturas para a distribuição de eletricidade. Após a consolidação no mercado indiano, "a empresa tem a ambição de estender as suas operações a outros países daquela região do globo", revela um comunicado conjunto dos dois conglomerados.

Com a entrada no mercado indiano, a Visabeira conta com 16 operações diretas no exterior.

Telecomunicações, energia e ambiente

Segundo o comunicado conjunto, nas telecomunicações a atividade da nova sociedede centrar-se-á no projeto, construção e manutenção de todo o tipo de infraestruturas de redes fixa e móvel e operações de fibra ótica.

Na construção, a joint venture  luso-indiana está vocacionada  para "a construção e manutenção de infraestruturas rodoviárias e caminhos-de-ferro e rede de metropolitano".

Já na energia, desenvolverá a sua ação na rede de transporte e distribuição da energia elétrica, na exploração e distribuição da energia eólica e fotovoltaica. A parceria  atuará ainda na área ambiental (tratamento de água,  lixo e efluentes e abastecimento de água).

O conglomerado Birla Group é um dos maiores grupos industrias da Índia, com uma faturação de 1,8 mil milhões de euros (excluindo o volume de negócios gerados pela área de saúde e ensino). O Birla Group tem  concretizado várias joint ventures de sucesso na Índia, como a Birla Ericsson Optical Ltd  com a sueca a Ericsson.  

O seu presidente, Kumar Birla é, segundo a Forbes, a sétima fortuna do país (9 mil milhões), ocupando o 142º lugar na lista mundial.