Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

BCE não mexe nos juros

  • 333

A reunião do comité do Banco Central Europeu não alterou a política monetária na sua reunião desta quarta-feira. Mario Draghi dá uma conferência de imprensa em Frankfurt pelas 13h30.

Jorge Nascimento Rodrigues

O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) decidiu que a taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito no banco central permanecerão inalteradas em 0,05%, 0,30% e -0,20%, respetivamente. Estas taxas diretoras mantêm-se desde 10 de setembro de 2014.

Mario Draghi, o presidente do BCE, iniciará a tradicional conferência de imprensa pelas 13h30.

A expetativa dos analistas e dos investidores em relação às suas declarações centra-se na avaliação do BCE sobre a evolução do quadro macroeonómico da zona euro (regresso da inflação em maio, com uma subida em cadeia do índice de preços em 0,3%, o que já não sucedia há seis meses; divulgação das expetativas de inflação e das previsões de crescimento e inflação para 2015 e 2016) e o efeito do programa de compra de dívida pública dos membros da zona euro no mercado secundário e, finalmente, a posição sobre a Grécia. Recorde-se que segunda-feira à noite realizou-se uma reunião de alto nível do agora designado Grupo de Berlim (Merkel, Hollande, Juncker, Draghi e Lagarde) e que esta quarta-feira o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, reunirá em Bruxelas pelas 19h30 com o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras.