Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Impasse nas negociações com a Grécia leva bolsas europeias a negociarem mistas

  • 333

O impasse nas negociações com a Grécia tem originado alguma volatilidade nos mercados bolsistas, o que está a fazer com que os investidores se estejam a proteger para um cenário negativo.

As bolsas na Europa estão esta terça-feira a negociar mistas, perante o impasse das negociações entre a Grécia e os seus credores.

A Bolsa de Lisboa abriu o dia em terreno positivo, com o PSI20, o principal índice da praça lisboeta, a subir 0,02%, para os 5.838,53 pontos. Pelas 8h15 em Lisboa, o índice Euro Stoxx subia 0,12% para 3.575,04 pontos.

Os líderes da Alemanha e da França, bem como os presidentes do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu (BCE) falaram na segunda-feira à noite por videoconferência para preparar "um esboço de oferta" para apresentar à Grécia nos próximos dias. 

Os analistas do BPI consideram que esta reunião "é o reconhecimento de que as negociações ao nível técnico não estão a avançar ou estão a progredir muito modestamente", enquanto outros analistas admitem que a negociação a nível político será "muito importante".

Na segunda sessão da semana, as praças europeias seguiam com Milão, Londres e Paris a caírem 0,14%, 0,44% e 0,06%, respetivamente, ao passo que Madrid e Frankfurt subiam 0,18% e 0,19%, pela mesma ordem.

O impasse nas negociações com a Grécia tem originado alguma volatilidade nos mercados bolsistas, segundo analistas citados pela agência de informação financeira Bloomberg, o que está a fazer com que os investidores se estejam a proteger para um cenário negativo.